Análise Financeira e Precificação de Escolas Particulares

Consultoria Financeira Escolar

O mais comum hoje nas instituições de ensino é a desorganização do seu financeiro como um todo, ou mesmo aquelas que possuem uma organização sistemática, não conseguem identificar os pontos importantes no dia a dia, como lucratividade da escola, custos dos níveis de ensino e budgets anuais para cada área.

O trabalho de consultoria neste tema é amplo e com metas claras, diagnosticar a real situação da empresa para possíveis decisões a curta e médio prazo de correção.

Em nossa consultoria temos atuação em dez grandes pontos de foco:

  1. Precificação da anuidade escolar segundo a LEI 9870/99 bem como seus índices de lucratividade e custos.
  2. Análise da estrutura de custos atuais e avaliação de sua prioridade para eventuais cortes dos excessos.
  3. Simulações dos mais variados cenários de receita e despesa da escola através da alteração do número de alunos pagantes.
  4. Sugestões de ajustes em todos os processos internos da gestão financeira e estratégica da empresa.
  5. Estudo do Break Even Point (Ponto de equilíbrio), que demonstra quantos alunos e receita, é preciso ter para pagar todas as contas e despesas da escola.
  6. Análise das demonstrações contábeis dos últimos 24 meses.
  7. Análise e estudo da estrutura de custos e despesas das empresas, bem como todas variáveis com base na LEI 9.870/99 para elaboração da planilha de custos, a e apurar a lucratividade de cada nível e os valores ideais de anuidade escolar.
  8. Avaliação e planejamento tributário, e projeções de pagamentos de impostos para o ano seguinte, e a necessidade de abertura ou não de novos CNPJs para melhor divisão do faturamento e redução de custos com impostos.
  9. Relatório comentado sobre dados e médias de despesas em geral da escola em relação ao aplicado no mercado, como percentual de gasto da folha, despesas, média salarial, quantidade de alunos por funcionário entre outros.
  10. Planilha auxiliar de custo por sala de aula, onde se poderá obter o custo de cada sala, por exemplo, o 3ºB da manhã custa 8.500 e têm faturamento de 10.000, e seus indicadores de lucratividade, descontos possíveis etc.

Veja os quatro passos da Consultoria:

Você tem dúvidas sobre contratar ou não um consultor?

A lado perguntas e respostas sobre os serviços de consultoria e assessoria financeira, estratégica e contábil.

A Consultoria entrega resultados e explica todos eles?

Sim, o objetivo da consultoria é mudar a ótica e ensinar a usar ferramentas de controle e planejamento que de fato façam a diferença no dia a dia e lucratividade do cliente.

Posso contratar apenas para tirar dúvidas por uma reunião?

Sim, muitos clientes sabem que precisam de ajuda mas não conseguem sozinhos identificar onde ou quando, por isso se sentem mais confortáveis em ter uma reunião contratada para sanar todas as dúvidas. Outras vezes já tem experiência administrativa que suprem a necessidade de consultoria a longo prazo.

Que áreas o Consultor atua?

A Consultoria tem enfoque em resultados, e tudo que envolva isso será abordado. Claro que a maior concentração de esforços estará no planejamento financeiro, mas é essencial atuação nos cenários tributários, administrativos, fiscais, estratégicos e marketing.

Existe confidencialidade no trabalho executado?

Sim, contratualmente e moralmente existe o sigilo total dos dados da instituição, e ainda protegida legalmente pelo código de ética dos administradores, neste ponto o cliente pode ficar tranquilo.

Alan Barbosa

Administrador formado pela Universidade Mackenzie, consultor especializado em instituições de ensino privado há 8 anos, nos temas de gestão financeira, estratégica, marketing e precificação de anuidade escolar. Palestrante sobre vários temas e com artigos publicados em grandes portais como O Globo, Terra, Infomoney e Revista Exame. Colunista no portal Administradores.